Ir para a Home
Domingo, 30 de Novembro de 2025

Audiência publica discute criação de parque ecológico em Pilar de Goiás



Audiência publica discute criação de parque ecológico em Pilar de Goiás

O primeiro parque ecológico do município de Pilar de Goiás está próximo de ser tornar realidade. Após uma audiência pública realizada no último dia 25, a cidade pode contar, em breve, com o “Parque Municipal Natural Padre Braz”, localizado numa área verde na zona urbana. O objetivo com a criação do parque é  de proteger os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida da população pilarenses, assim como captar recursos financeiro junto ao ICMS ecológico.
 
 
O local escolhido para a apresentação do projeto foi a Câmara de vereadores, que ficou lotada de moradores e autoridades. Para apresentação passo a passo do cronograma do projeto estavam presentes o prefeito Sávio Soares, o vice prefeito João Grilo, vereadores, autoridades religiosas, além dos biólogos Ana Paula Martins e Jeremias Jadrien.
 
Para o prefeito, a criação do parque é fundamental para o município, no que diz respeito a qualidade de vida e de recursos naturais e financeiros. “Sempre pensamos na qualidade de vida de nossos munícipes. São ações como estas que viabiliza a conservação dos recursos naturais para as próximas gerações. Precisamos pensar também em atividades economicamente sustentáveis, já que com criação desse parque podemos dispor do ICMS ecológico, que pode disponibiliza até 120 mil reais aos cofres do município por mês, disse Sávio Soares.
 
 
Unidades de Conservação:
 
 
As unidades de conservação têm a função de salvaguardar a representatividade de porções significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente. Além disso, garantem às populações tradicionais o uso sustentável dos recursos naturais de forma racional e ainda propiciam às comunidades do entorno o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis.
 
No Brasil, este direito fundamental é garantido aos cidadãos pela Constituição Federal de 1988 no art. 225: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”



NOTÍCIAS RELACIONADAS

POLÍTICA MAIA SE TORNA O VEREADOR QUE MAIS TROUXE RECURSOS PARA CAMPOS VERDES RECORDE - Em apenas 11 meses de mandato, o vereador Jalmar Araújo Souza (Maia) alcançou um marco inédito na história de Campos Verdes ao garantir R$ 1,19 milhão em emendas parlamentares
POLÍTICA LINCOLN TEJOTA ENTREGA QUADRA ESCOLAR E PARTICIPA DO LANÇAMENTO DE NOVO POSTO DO CORPO DE BOMBEIROS EM CRIXÁS ENTREGA - O deputado estadual Lincoln Tejota cumpriu, nesta sexta-feira (14), uma agenda marcada por entregas importantes em Crixás. Pela manhã, participou da inauguração da quadra poliesportiva do Colégio Estadual João Xavier Ferreira
POLÍTICA Mutirão da Visão leva atendimento oftalmológico gratuito à população de Crixás A Prefeitura de Crixás, em parceria com o deputado estadual Wagner Neto, iniciou mais uma edição do Mutirão da Visão, ação voltada à oferta de atendimento oftalmológico gratuito para a comunidade.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás